segunda-feira, 30 de março de 2009

QUEM FOI MEFIBOSETE?






A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE

Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete. Aleijado-coxo, defeituoso, uma pessoa assim, se torna vagarosa, as vezes ate um peso, aos seus parentes. Não pode correr, esta parcialmente imobilizada. Uma tragédia, um acidente, deixou uma lesão naquele menino, uma marca, um trauma. Mas o que e um trauma? E uma ferida, uma lesão, um choque emocional violento, que modifica a personalidade de uma pessoa, sensibilizando-a em relação às emoções e podendo desencadear problemas nas suas emoções.
O filho de Jonatas, neto de Saul, tinha uma deficiência, causada por um acidente na sua infância. Pra você entender melhor, deixe lhe dar um exemplo: Minha filha foi fazer um bolo, mas não olhou que na estufa, tinha uma bandeja de plástico, que nossa ajudante guardou , com o calor, a vasilha ficou toda deformada e ela levou o maior susto... Aquela bandeja não foi programada, para aquela temperatura elevada, por isso ficou deformada. O trauma é provocado por um choque, levado pelo ser humano, que pode deixar algumas deformações. E uma vivência sofrida Já observou como um pequeno choque, pode deixar lesões na nossa pele, abrindo feridas, que se não forem cuidadas se infeccionam. Isso provoca uma alteração na pessoa, na sua maneira de se comportar, o mesmo aconteceu com aquela bandeja, ela perdeu o formato original, não serve para as mesmas coisas de antes. Suas funções foram alteradas pela deformação.
A palavra do Senhor diz, que Davi, fez uma aliança com Jônatas de usar de benevolência, com toda a sua descendência. II Sam 9: 3 Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés. Ziba era seu servo e imediatamente buscou Mefibosete, na casa de alguém. II Sam9:6 E Mefibosete veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo. Creio eu, que Mefibosete ao saber que o rei, estava chamando, deve ter estremecido, pois só restava ele, dos parentes de Saul . Com certeza, ao ser chamado, ele foi pelo caminho se perguntando, o que o rei, iria querer dele, um aleijado, nunca solicitou a sua presença, o que poderia estar acontecendo? Com certeza vivia de favores dos outros, nunca tinha sido importante para ninguém...
Davi teve ter percebido o seu receio, pois imediatamente, tratou de acalmá- lo: 7- Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa. Não tenha medo, pois te tratarei com amor, praticarei o bem a teu favor, serei bondoso contigo. Veja que tremendo, amado(a), por causa de Jônatas, por causa da aliança, do acordo de Davi com Jônatas, ele seria bondoso com Mefibosete. Seria restituído a ele, todas as terras, todo o patrimônio de Saul e ele comeria com Davi a mesa. Restituir fala de devolver, entregar, dar, reembolsar. Mefibosete, seria a partir de então , um homem próspero, todas a riqueza da família, seria entregue nas suas mãos . Assentar a mesa com o rei, é lugar de honra, é ser abençoado ao extremo, ele faria parte do círculo de relacionamento do rei, ele teria acesso a intimidade do rei.
Que maravilha, não é mesmo? Você acha que Mefibosete ficou feliz? A palavra de Deus disse que ele não compreendeu tanta benção. 8 Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Veja a imagem, que ele tinha de si mesmo. Você já viu um cão morto?Cheira mal, cheira longe, ninguém suporta passar perto, é assim que ele se sentia, uma pessoa rejeitada por causa da sua deficiência. Mefibosete conhecia a rejeição. Quantas vezes, as pessoas o rejeitaram. Quantas vezes o evitavam, por que ele dava trabalho, ou porque não poderia se virar sozinho. E agora, o rei , alguém tão importante, queria ele na sua companhia permanente. 9 Então chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor. 10 Cultivar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos; e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa.
Chegou o momento de Mefibosete, depois desse encontro, a vida dele, nunca mais seria a mesma. 13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei. E era coxo de ambos os pés. Talvez você se sinta como ele: um cachorro morto, ou coisa semelhante e ainda assim pense, que não tem direito ao melhor da mesa do Senhor. Talvez você tenha deficiências emocionais, causadas por uma circunstância e isso, faz com que as pessoas te evitem, ou te rejeitem, mas Deus, por causa da aliança, com seu filho Jesus, usa de benevolência e não desiste de você. O melhor e que ele tem a cura, para tuas emoções, mas você tem que permitir que o Espírito Santo, limpe o teu coração, restaure a sua alma. Talvez tua deficiência, seja oculta, só você sabe que tem, mas está lá, te impedindo de romper, de seguir em frente.
Certa vez, minha filha tinha 6 anos, muito linda, cabelos longos pretos, muito bem cuidada, limpa, mas tinha uma ferida na cabeça, que não sarava, sempre aplicávamos remédio e a casca sempre estava lá. Parecia cicatrizado, mas estávamos enganados. Um dia penteando os seus cabelos, resolvi remover aquela casca seca e sabe o que havia por baixo? Bichos, muitos bichos, nós gritávamos de pânico sem entender, até que a levamos no hospital e a enfermeira com uma pinça, foi tirando tudo, e limpando, nunca vou me esquecer. Hoje ela tem 21 anos, mas todas as vezes que eu e teu pai lembramos, ficamos, sem entender como aquilo aconteceu, foi horrível. Só a enfermeira, com sua experiência, para lidar com aquela situação. Quem sabe se você aparentemente, está saudável, mas o seu interior, está doente, tua alma está sangrando.
Quem sabe, se a vida, te deixou uma marca profunda e por causa disso, você não consegue crer, que Deus se importa com você. Ë preciso renovar a tua mente:Romanos 12: 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Sabe o que é , uma pessoa conformada, ela se sujeita, concorda, se acomoda as coisas, como elas são . A palavra fala, para buscarmos transformação , alteração, mudança , mudar a direção.
Essa transformação, com só acontece com a renovação da mente. Renovar- dar aspecto de novo;substituir por coisa nova ou melhor; Mente- memória, emoções. Entende amado(a)? Você só vai experimentar o melhor de Deus, só vai usufruir do seu lugar a mesa do rei, quando sua maneira de pensar a seu respeito. Você vai herdar o melhor desta terra, por causa de Jesus, O Senhor vai te restituir, tudo que foi roubado, mas você tem que se vê como Deus te vê. I Pedro 2: 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Ele te elegeu, ele te escolheu, para representá- lo.
Ele te comprou com preço de sangue e agora você é propriedade dele, herdeiro dele, para ser cabeça e não cauda, para fazer história. Levante-se amado(a), atenda o REI, ele está te chamando, ele te chama de menina dos olhos de Deus, ele tem o seu nome, gravado na palma da mão . Isaías 49: 16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; Então, levante- se Mefibosete, ou seja qual for o seu nome, o REI está te chamando para receber o que é teu por direito e se assentar com ele a mesa. Ele cura as tuas feridas.

Pastora Janethi Menezes
P.S. Não sou a pastora, recebi essa mensagem por e-mail de um missionário e a compartilhei... é uma das que mais são visualizadas, então, certamente está abençoando vidas.... que Deus abençoe a Pastora Janete por isso, não é irmãos?


Visite a radio gospel  abaixo e interaja, compartilhe benção!
http://radiogospelmanancial.blogspot.com.br/


Cleidinha

5 comentários:

luci disse...

Palavra abençoada, linda, Pra a sra nem imagina como estou hoje,triste chorando muito, creio que é a tal da depressão, e nem sei o porque de pesquizar sobre esta palavra, mais era o que eu estava precisando ouvir,Se a sra puder me mande uma palavra amiga e de DEUS, meu e-mail é lucigrazina@hotmail.com moro em Sorocaba fone 015-97053996, muito obrigada, a sra nem imagina como gostei de ler sobre Mefibosete, a paz do Senhor amem

marcos disse...

Graça e paz!parabéns pelo blog e pelo post,gosto muito desta passagem sobre Mefibosete,que o bondoso Deus continue iluminando seu coração para continuar abençoando vidas ,estou seguindo.

Cleidinha Santos disse...

Amém, pastor!
Fico feliz em que tenhas gostado, obg por seguir o blog... não consegui enviar uma mensagem... mas valeu!
Tb tentei entrar contato com a Luci que postou acima e nao consegui, mas que Deus os abençoe em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

gosto muito da historia desse rapaz
mefibosete,creio que muitas pessoas
nao davam credito quando ele falava
que era neto do rei saul.fique na paz pastor....

paulo silva psilva disse...

Linda msg, falou mto comigo, tem mta gente q menospresa uma pessoa q tem deficiencias, porém não sabem q aqueles q elas estão humilhando é filho de um rei